NOVIDADES 13 de Novembro, 2017
Compartilhe:

Diálogos estratégicos: abertura econômica em pauta

 Diálogos estratégicos: abertura econômica em pauta

 

 

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou, no último dia 7, do evento ‘Diálogos Estratégicos – Abertura Econômica para o Desenvolvimento e Bem Estar’, realizado no Palácio do Planalto.

 

O evento, organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, teve o objetivo de discutir a integração brasileira às cadeias produtivas globais. As palestras e painéis ressaltaram a importância dos acordos comerciais com outros países e da abertura econômica para alavancar o desenvolvimento econômico.

 

A diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, acredita nesta abertura do comércio, gerando maior competitividade. “Precisamos pensar na possibilidade de exportação como bloco, enquanto Mercosul, em políticas de promoção ao mercado externo e capacitação, pois o comércio é uma via de mão dupla. É importante, contudo, revermos os custos dentro da cadeia”, pontua. “Quando há abertura de mercado, aumenta-se a produtividade e competitividade, o que é bom para o consumidor e para a economia como um todo.”

 

Entre as autoridades presentes, estiveram o Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto, e o embaixador Ronaldo Costa Filho. Foram convidados representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e de outros órgãos governamentais, do Fórum Econômico Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial para o Brasil.