NOVIDADES 09 de Novembro, 2017
Compartilhe:

Mercosul e União Européia debatem oferta de arroz

  

 

No último dia 8, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou de reunião com a presença de negociadores do acordo entre Mercosul e União Européia (UE). O acordo, que vem sendo negociado há 20 anos e acompanhado pela entidade desde sua criação, em 2009, envolve vários setores da economia: serviços, biotecnologia e agronegócios, como o arroz, carne, etanol, entre outros.

 

Contudo, os blocos ainda não chegaram a um acordo sobre as cotas de exportação de arroz. A última oferta da UE era de 40 mil toneladas do grão. O Mercosul, porém, havia pedido cota de 400 mil toneladas e isenção de tarifas.

 

A diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, lembra que a Europa já é consumidora de arroz do Mercosul. “O nosso produto tem qualidade e é livre de transgênicos”, frisa. Além disso, a cota oferecida é insustentável, segundo ela, já que somente o Uruguai exportou 85 mil toneladas em 2016. 

Em outubro, a negociadora chefe pela UE, Sandra Galina, ponderou que entende que o Mercosul tem condições de fornecer o arroz, mas afirmou que o bloco europeu tem uma preocupação em importar de países mais vulneráveis, como Vietnã e Miamar.

 

“Entendemos que a oferta ainda está na mesa de negociação, pois acreditamos que há vários meios de facilitação de comércio”, disse Andressa.

 

Fonte: Abiarroz