NOVIDADES 23 de Fevereiro, 2018
Compartilhe:

Produção de arroz no RS deve encolher 10%

 

Irga revisou para baixo as estimativas de colheita do grão, para 7,87 milhões de toneladas

A produção de arroz no Rio Grande do Sul na atual safra deve ficar 10% menor em relação ao ano passado. A informação é do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que revisou para baixo as projeções de colheita. A produção está estimada agora em 7,87 milhões de toneladas. A razão para a redução combina clima, calendário de plantio e manejo.

 

O impacto mais recente veio do frio fora de época, durante o período do Carnaval, que impediu o desenvolvimento adequado, justamente no momento em que 58% das plantações estavam em período reprodutivo.

– Como houve atraso no plantio, as temperaturas mais baixas afetaram a maior parte das lavouras – confirma Maurício Fischer, diretor técnico do Irga. 

O tempo também foi o responsável pelo plantio fora do período preferencial – a chuva atrapalhou a semeadura. Além disso, houve redução da área plantada (ainda que pequena) e do uso de tecnologia – reflexo da crise que afeta os arrozeiros. Normalmente, o plantio fica concentrado no mês de outubro. Na safra atual, foi espichado para novembro e dezembro em percentuais acima do habitual. Isso atrasou o ciclo.

O levantamento do Irga difere do da Companhia Nacional de Abastecimento, que aponta produção de 8,2 milhões de toneladas.

 

 

Fonte: GAUCHAZH