QUALIDADES NUTRICIONAIS
Compartilhe:

QUALIDADES NUTRICIONAIS

O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo, sendo o terceiro cereal mais produzido em todo o mundo, só perdendo para o milho e para o trigo. O seu cultivo é tão antigo quanto à própria civilização, por isso, sua origem ainda é motivo de muitas controvérsias, apesar de evidências apontarem a Ásia, mais especificamente a China, como o local de início do plantio.

Constituído por sete espécies de cereais, o arroz, no Brasil, é um grande acompanhante dos mais diversos pratos. Ao lado do feijão, por exemplo, faz uma dobradinha clássica na mesa da maioria da população que busca, além de um prato saboroso, uma alimentação rica em nutrientes. Em relação aos seus benefícios à saúde, uma nova pesquisa aponta que esse ingrediente tem mais vantagens do que se imaginava.

Mesmo com grande quantidade de carboidrato, nutriente muitas vezes taxado erroneamente de vilão, o arroz passou a ser mais respeitado diante das dietas sem glúten, pois não carrega essa substância em sua composição. Uma pesquisa feita pelo Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo de uma porção diário do cereal – branco ou integral – tem no organismo menos gordura e mais sais minerais, como potássio, ferro e magnésio, que ajudam a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ainda por cima, sua ingestão previne o diabetes, por causa da quantidade de amido, que controla a glicemia no sangue.

O melhor jeito de consumir o arroz ainda é apostar na tradicional combinação com alguma leguminosa, como o próprio feijão, a lentilha ou grão-de-bico. Essa composição fornece um aporte proteico de boa qualidade e se complementam. Veja os diferentes tipos de arroz e seus benefícios:

Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Apesar de ser o mais consumido no Brasil, é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o processo de polimento.

Arroz integral: Fonte rica de fibras, minerais e óleos essenciais, ele estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

Arroz negro: Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

Arroz vermelho: Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

Arroz selvagem: Na verdade é um outro tipo de grão, mas muitos o considera como arroz. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.

Informação nutricional

 

Informação nutricional - 100 g de arroz branco cozido
  Porção % Valor diário
Valor energético 32 Kcal 1,6%
Carboidrato 7,03 g 2,34%
Proteína 0,63 g 0,83%
Gorduras totais 0,5 g 0,09%
Gorduras saturadas 0,5 g 0,23%
Sódio 0,25 mg 0,01%
Fibra alimentar 0,4 g 1,6%