SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade do Arroz Brasileiro

O desenvolvimento e aprimoramento de práticas sustentáveis na cadeia de arroz vêm reduzindo cada vez mais o impacto no meio ambiente.

No Brasil, o arroz é produzido por sistemas de irrigação por inundação contínua, irrigação por aspersão e em sequeiro — este último, depende exclusivamente de água de chuvas. Todos eles têm amplas possibilidades de incremento das áreas, principalmente em rotação com outras culturas ou pastagens, favorecendo a intensificação sustentável da produção de alimentos, aumentando a produtividade sem a necessidade de aumentar a área plantada.

A produção de arroz, assim como a maioria das atividades agrícolas, emite gás metano, um dos principais gases de efeito estufa. Mas, no Brasil, sua emissão na cadeia do arroz vem reduzindo ao longo do tempo.

Ainda, o Brasil possui ampla legislação regulatória para fabricação, comercialização e uso de defensivos agrícolas. O país desenvolveu sistemas de controle, fundamentais para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, que consistem no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

Onde estamos

SRTVS Qd. 701, Edif. Multiempresarial,
sala 642, Asa Sul – Brasília/DF

PARCEIRO

apex_atualizado

Entre em contato conosco

+55 61 3202-6820
abiarroz@abiarroz.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais