SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade do Arroz Brasileiro
O desenvolvimento e aprimoramento de práticas sustentáveis na cadeia de arroz vêm reduzindo cada vez mais o impacto no meio ambiente.
- O Brasil é o 10º maior produtor de arroz e o maior fora da Ásia
- Dentre os 10 maiores produtores de arroz, que representam 85% da produção mundial, o Brasil possui a menor área plantada e a 2ª maior produtividade, atrás apenas da China
No Brasil, o arroz é produzido por sistemas de irrigação por inundação contínua, irrigação por aspersão e em sequeiro — este último, depende exclusivamente de água de chuvas. Todos eles têm amplas possibilidades de incremento das áreas, principalmente em rotação com outras culturas ou pastagens, favorecendo a intensificação sustentável da produção de alimentos, aumentando a produtividade sem a necessidade de aumentar a área plantada.
A produção de arroz, assim como a maioria das atividades agrícolas, emite gás metano, um dos principais gases de efeito estufa. Mas, no Brasil, sua emissão na cadeia do arroz vem reduzindo ao longo do tempo.
- Dentre os 10 maiores produtores de arroz, o Brasil é o que emite menos gás metano
- A emissão de metano na produção de arroz no Brasil caiu 37,2% entre 2019 e 2010, percentual maior que o compromisso global para redução de emissão de metano.
- Os 5 maiores produtores de arroz (China, Índia, Bangladesh, Indonésia e Vietnã) representam, juntos, 61% da emissão de gás metano na produção mundial de arroz. China, Índia e Bangladesh) aumentaram a participação nas emissões de gás metano.
Fonte: FAO – https://www.fao.org/faostat/en/#data/GR
Ainda, o Brasil possui ampla legislação regulatória para fabricação, comercialização e uso de defensivos agrícolas. O país desenvolveu sistemas de controle, fundamentais para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, que consistem no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.