Setor industrial orizícola brasileiro busca estreitar laços institucionais com o país africano
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou, entre os dias 23 e 26 de junho, de missão oficial à Nigéria organizada pelo governo brasileiro, com o objetivo de estreitar laços institucionais e comerciais com o país africano. A iniciativa fez parte das ações do projeto Brazilian Rice, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Integraram a missão, o presidente da Abiarroz, Renato Franzner, o diretor vice-presidente da entidade, André Ziglia, e o diretor do segmento de arroz parboilizado, Jones Wendt.
“A Nigéria é um dos maiores consumidores de arroz da África. Buscamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o mercado nigeriano, valorizar o arroz brasileiro e demonstrar nosso interesse na ampliação das parcerias entre os países”, avalia o presidente da Abiarroz.
Durante a missão, a entidade participou da 2ª Sessão do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, realizada em Abuja. Na ocasião, o presidente Renato Franzner reforçou a qualidade do arroz produzido e beneficiado no Brasil, e o potencial de ampliação das relações comerciais com a Nigéria.
O encontro contou com a presença de representantes do Itamaraty, da ApexBrasil e de ministérios brasileiros, sob liderança do vice-presidente Geraldo Alckmin. Pelo lado nigeriano, a comitiva foi liderada pelo vice-presidente Kashim Shettima.
A Abiarroz também esteve presente em reuniões com o vice-presidente Alckmin para apresentar oportunidades e desafios enfrentados pelo setor industrial orizícola brasileiro. Além disso, foram realizadas visitas técnicas às empresas locais TGI, responsável pela marca de arroz parboilizado Big Bull, e OLAM, uma das líderes globais em alimentos e agronegócios.
CRÉDITO DA FOTO: ApexBrasil
