SUSTENTABILIDADE
Logística reversa
As indústrias e cooperativas de beneficiamento de arroz estão comprometidas com a reciclagem de embalagens pós-consumo, nos termos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Em 2020, o setor industrial orizícola se reuniu em torno de uma solução de crédito de reciclagem, que posteriormente veio a ser regulamentada pelo Decreto nº 11.044/2022, e que permite a estruturação de toda cadeia de valor da reciclagem, com investimento em cooperativas de catadores e demais operadores de reciclagem, e relevante impacto social, econômico e ambiental.
A associação mantém os associados informados quanto ao avanço da legislação estadual sobre logística reversa, com informações sobre a regulamentação em cada estado, apoio no encaminhamento de dados referentes ao volume reciclado, por empresa, para os órgãos competentes, e a compensação efetiva do volume de plástico enviado para o mercado através do arroz comercializado, conforme determinam os normativos vigentes.
A prática da logística reversa favorece à implantação de uma cultura de responsabilidade sócio-ambiental a nível das empresas. Assim, a Abiarroz possui uma parceria com a Eureciclo, a qual disponibiliza um selo que comunica ao consumidor que a empresa está comprometida com a prática e que promove ações no sentido dessa responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente.
Benefícios da parceria aos associados da Abiarroz:
- maior visibilidade das empresas,
- cumprimento da legislação,
- acesso a informações atualizadas sobre a logística reversa
- apoio na transmissão de informações aos órgãos competentes
- valor diferenciado junto à Eureciclo para para o pagamento dos volumes reciclados, como forma de estimular a adesão ao programa de logística reversa.
Desde o início da parceria, foram reciclados:
Fonte: Relatório anual da Eureciclo
Como inscrever minha empresa?
A empresa associada sinaliza à Abiarroz o interesse em promover a logística reversa das suas embalagens entrando em contato conosco.
Para se inscrever, as empresas devem fazer o levantamento do volume de embalagens de arroz e derivados comercializados ao longo do ano anterior. Esse volume é informado diretamente à Eureciclo, para o cálculo do valor devido para aquisição dos créditos de reciclagem correspondentes e cumprimento dos normativos vigentes em nível estadual e federal.