O cenário é favorável para aumentar as exportações de arroz beneficiado brasileiro para o Oriente Médio, África e Europa. A avaliação é da missão do Brazilian Rice – projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Abiarroz e a ApexBrasil – que participou da WorldFood Istanbul (Turquia), de 1º a 4 deste mês. Indústrias arrozeiras brasileiras estimam em US$ 810 mil as vendas de curto prazo realizadas durante a feira. A perspectiva para os próximos 12 meses é que sejam fechados negócios calculados em cerca de US$ 2,59 milhões.
A gerente de Exportações da Abiarroz, Carolina Matos, considera positivo o resultado alcançado pela missão do Brazilian Rice à feira na Turquia. “Essa foi a nossa primeira participação na WorldFood Istanbul e os resultados foram muito bons. A Turquia virou um hub de negócios e nós tivemos, durante a feira, muita demanda de importadores de arroz do Oriente Médio, da África, da Europa e até um pouco das Américas.”
A procura, pontua Carolina, reflete a qualidade do arroz brasileiro e, ao mesmo tempo, o momento delicado do mercado mundial orizícola. “A Índia, maior exportadora global do cereal, restringiu as exportações para abastecer o seu mercado. Ao mesmo tempo, Tailândia e Vietnã aumentarão seus preços internacionais, trazendo mais competitividade para o produto brasileiro. Como o Brasil atende a demanda interna e tem excedentes exportáveis, muitos países nos procuraram na Turquia, o que é uma oportunidade de negócios para nossas indústrias e cooperativas e uma forma de contribuir para evitar que haja insegurança alimentar.”
A busca pela ampliação do mercado externo para o arroz beneficiado brasileiro também ocorre em outras frentes. Entre os dias 21 e 23 deste mês, por exemplo, uma missão do Brazilian Rice participará da ExpoAlimentaria, em Lima (Peru). Segundo Carolina, a delegação será formada por representantes de nove empresas. “A maioria delas ainda não é exportadora e passou a fazer parte do projeto recentemente. Isso é resultado das ações de capacitação do Brazilian Rice, em conjunto com a ApexBrasil, por meio do Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX.”
O Brasil é o principal fornecedor de arroz para o Peru, com preferência para o produto beneficiado. “Queremos ampliar ainda mais nossas relações comerciais com o Peru no mercado de arroz”, diz a gerente de Exportações da Abiarroz.
Sobre o Brazilian Rice
O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o país um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Fonte: AGROemDIA