SUSTENTABILIDADE
Segurança alimentar
Há uma diversidade no estabelecimento dos limites máximos de resíduos (LMRs) de defensivos agrícolas e contaminantes em alimentos pelos países. De acordo com a Organização das Nações Unidas (FAO), 75% dos principais países importadores de arroz têm LMRs estabelecidos de forma mais restritiva que os estabelecidos internacionalmente pelo Codex
A necessidade de utilização dos ativos varia de acordo com o bioma e o clima do país produtor. O arsênio, por exemplo, pode ser encontrado no arroz e é considerado um contaminante ambiental, presente na água, no solo, no ar e em alimentos. Sua presença pode ser natural ou antrópica e suas fontes naturais desse elemento são os minerais, rochas, solos e sedimentos que contém o arsênio em sua composição; as fontes antrópicas provém do uso indevido de pesticidas, herbicidas, dos rejeitos de determinadas atividades minerárias, do refino de metais não ferrosos, além da queima de carvão mineral.
Os países asiáticos, como China, Índia, Tailândia e Paquistão, apresentam patamares mais elevados de arsênio no solo e, potencialmente, nos grãos de arroz. No Brasil, os níveis de arsênio encontrados no solo nas regiões produtoras de arroz no Brasil são em níveis tão baixos que não representam risco à saúde humana.