O ARROZ
Tipos de Arroz
O Brasil produz arroz longo-fino de alto padrão agronômico, industrial, nutricional e gastronômico para atender aos consumidores nacionais e internacionais. Os tipos de arroz:
- INTEGRAL
- BRANCO POLIDO
- PARBOILIZADO
- QUEBRADOS DE ARROZ
Retirada a casca, o grão preserva a película e o gérmen, onde se concentram as fibras, vitaminas e minerais. É também identificado como cargo ou esbramado. Tem grande poder nutricional.
É o mais consumido no Brasil, obtido a partir da retirada da casca do grão integral e seu polimento. A classificação subdivide-se em cinco tipos, delimitados pela relação de grãos inteiros/quebrados e outros fatores qualitativos, conforme normas federais.
Grão cujo processamento mantém elevado valor nutricional, preservando nutrientes e fibras. O Brasil é um exportador com qualidade superior aos padrões internacionais pela excelência de seu parque industrial de parboilização. Este tipo ocupa uma faixa de consumo entre 25% e 30% no País.
Representam mais de um terço das exportações brasileiras, especialmente ao continente africano, por seu diferencial de qualidade, que consolida clientes em diversos países. Estão subdivididos em canjicão, canjica, quirera e farelo.
Usos
O arroz é consumido diariamente por 60% da população mundial (FAO). Além disso, a casca é rica em energia e, após a queima, gera matéria-prima usada na formulação de cimento, isolantes, tintas e outros produtos utilizados na construção civil. Do farelo pode ser extraído o óleo de arroz e uma centena de subprodutos com fins medicinais e cosméticos. Há mais de 200 usos conhecidos.