Participação do Brazilian Rice em feiras nos EUA e Europa deve impulsionar exportações de arroz

As ações de promoção comercial realizadas pelo projeto Brazilian Rice – parceria entre a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) e a ApexBrasil (Agência […]

As ações de promoção comercial realizadas pelo projeto Brazilian Rice – parceria entre a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –nos Estados Unidos e na Europa, no segundo semestre de 2023, devem contribuir para impulsionar as exportações de arroz beneficiado nos próximos 12 meses.

Recentemente, o Brazilian Rice participou da feira U.S. Private Label Trade Show, em Chicago, e da feira de Anuga, na Alemanha. As duas ações foram organizadas pela gerente de Exportação da Abiarroz, Beatriz Sartori.

A participação de empresas apoiadas pelo projeto em feiras internacionais faz parte da estratégia da Abiarroz e da ApexBrasil para ampliar o acesso do arroz brasileiro no mercado internacional.

Estados Unidos

Cinco empresas apoiadas pelo Brazilian Rice estiveram na U.S. Private Label Trade Show, onde realizaram 157 contatos, principalmente com compradores diretos e distribuidores.

De janeiro a outubro deste ano, as empresas que participam do projeto venderam US$ 9,8 milhões de arroz beneficiado para os EUA.

A expectativa é que a participação dessas cinco empresas na feira resulte em negócios de US$ 2 milhões nos próximos meses, o que representa quase 20% do valor exportado em 2023.

Além de importadores das principais redes supermercadistas e distribuidoras dos EUA, a feira atraiu compradores do Canadá, México e de países da América Central.

O mercado estadunidense tem ganhado relevância nas exportações do Brazilian Rice, com crescimento, até outubro deste ano, de 174% em valor em comparação com 2022.

Os EUA também são o terceiro principal destino das exportações de maior valor agregado (arroz branco e integral) das empresas apoiadas pelo projeto.

Essa foi a primeira vez que o Brazilian Rice participou da U.S. Private Label Trade Show, que é a maior e mais tradicional feira com foco em marcas próprias dos EUA.

“O mercado de marcas próprias é um muito exigente, com foco na qualidade do produto e nos processos. Representa mais uma oportunidade para o setor na ampliação do acesso a mercados, como o dos EUA, nos quais as marcas próprias de varejistas e atacadistas representam em torno de 20% da participação nas vendas”, destaca Beatriz.

Europa

Na Europa, foram realizadas rodadas de negócios com compradores diretos e distribuidores durante a feira Anuga – um dos principais eventos de alimentos da União Europeia.

“A ação na feira de Anuga contou com duas empresas apoiadas pelo Brazilian Rice, que foram selecionadas para participar do Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil. Durante as rodadas de negócios, cada empresa teve reuniões com oito compradores”, informa Beatriz.

Ainda segundo a gerente de Exportação da Abiarroz, as empresas apoiadas pelo projeto responderam por 99% das exportações brasileiras de arroz beneficiado para a Europa de janeiro a outubro deste ano. Nesses 10 meses, os embarques do produto somaram US$ 25,8 milhões.

Sobre o Brazilian Rice

O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o país um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Fonte: AGRO em DIA